Transplante De Pele No Tratamento De Feridas
- laitfliga
- 29 de abr. de 2016
- 2 min de leitura

O transplante de pele, também chamado de enxerto, é um processo onde se retira uma parte da epiderme ou da derme e a coloca em outra parte do corpo. O enxerto se dá por uma área corpórea, chamada de área doadora, para a área receptora para que se reconstitua na área lesionada um novo fornecimento sanguíneo.
O transplante de pele pode ser classificado segundo a origem do tecido a ser transplantado: se o doador e o receptor forem a mesma pessoa denomina-se como Auto-enxerto; quando o doador e o receptor são indivíduos diferentes, porem da mesma espécie intitula-se por Homoenxerto; já se o doador e o receptor forem de espécies diferentes caracteriza-se por Heteroenxerto. O transplante também pode ser classificado por sua consistência: o enxerto de pele total contêm epiderme e toda a derme incluindo as estruturas anexais e o enxerto de pele parcial contêm epiderme e apenas parte da derme.
A enxertia de pele deve ser considerada diante de feridas cujas suas dimensões impossibilitam que haja um fechamento primário, como em queimaduras de 3° grau, em perda cutânea extensa e viabilidade dos tecidos comprometidos. Alguns casos de úlceras de pressão requerem o transplante da pele sã para a área danificada, porém infelizmente este tipo de cirurgia nem sempre é possível, especialmente nas pessoas de idade mais avançada, e o risco de infecções agressivas associadas a doenças sistêmicas que causam prejuízo para os processos normais de cicatrização, como pacientes que possuem diabetes, além daquelas onde não há uma perspectiva de melhora apenas com curativos.
Outro ponto relevante é que o transplante de pele é muito recomendado para antecipar o processo de cicatrização, reparar os tecidos lesionados, reduzir o risco de infecção impedindo que o meio interno fique em contato com o externo, aliviar a dor, evitar que haja danos psicológicos, físicos e estéticos ao paciente, além de evitar que haja limitações de atividades diárias da vida do paciente.
Texto por: Edilaine Ferreira dos Santos
REFERÊNCIAS
SBCP. Expansão De Tecido. Disponível em:http://www2.cirurgiaplastica.org.br/cirurgias-e-procedim…/…/
Débora Carvalho Meldau. Enxerto de pele. Disponível em:http://www.infoescola.com/medicina/enxerto-de-pele/
Portal Educação. Cicatrização conduzida e enxerto de pele parcial no tratamento de feridas Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/…/cicatrizacao-conduzida-e…
SBCD. Enxertos e Retalhos. Disponível em:https://www.sbcd.org.br/procedimentos/100
Comments